Respostas

2014-07-14T18:39:38-03:00
Ponto material é um corpo com tanga desprezível em relação a referencial ex sua largura em relação a distância de natal a são Paulo como tb o de uma formiga em relação a galho . Já o corpo extenso e aquele que t suas dimensões consideráveis em relação ao referencial ex um trem de 100m passando em uma ponte de 50m e tb a do comprimento do ônibus ao passar por a faixa de pedestre. Valeu, espero ter ajudado.
2 5 2
A melhor resposta!
2014-07-14T18:41:52-03:00
Um ponto material é um objeto muito pequeno em relação ao espaço estudado em algum movimento ou algo do tipo, não interferem no estudo do movimento... 2 exemplos: Uma particula (átomos, moléculas, etc) ou até uma bolinha de gude (isso dependo o quanto ela andou...se ela andou 5 cm ela é um corpo extenso nesse caso...mas sel ela andou 10 m por exemplo ela pode ser considerada um ponto material...corpos extensos são corpos que tem grandes dimensões em relação ao espaço estudado..exemplos: um trem atravessando um túnel...suas dimensões são consideráveis em relação ao espaço... um ônibus andando 100 m por exemplo. 
espero ter ajudado...vou colocar nos comentários o que significa tirado do meu livro, só coloquei essa resposta para tentar simplificar...até mais :)
3 5 3
''Ponto material é um corpo cujas dimensões não interferem no estudo de determinado fenômeno''
''Quando as dimensões de um corpo são relevantes no estudo de determinado fenômeno, ele é chamado de corpo extenso.Um carro que realiza uma manobra para estacionar numa vaga é um corpo extenso.Já o mesmo carro, em uma viagem ao longo de uma estrada, pode ser tratado como um ponto material.''