Respostas

2013-07-28T15:06:44-03:00
1) x + x² = 30
x(x + 1) = 30
x(x+1) é o produto de 2 número consecutivos e podemos escrever 30 como o produto de termos consecutivos veja:
x(x + 1) = 30 = 5.6
Logo, x = 5

2) x² -2x = 15
x(x - 2) = 15
Usando o mesmo raciocínio anterior podemos escrever 15 como o produto de um número e outro duas unidades menor.

x(x - 2) = 5.3

Logo, x = 5
4 4 4
faz essa equação e me passa dai ganha os 10 pontos
Por Favor Thiago@
Então na primeira temos x² + x - 30 = 0. Veja que delta = 121. Daí temos duas opções de raízes: x = (-1+11)/2 = 5 ou x = (-1-11)/2 = -6.Já na segunda equação teremos: x² - 2x - 15 = 0. Veja que delta = 64. Daí teremos duas opções de raízes: x = (2+8)/2 = 5 ou x = (2 - 8)/2 = -3
e na equação x2-30-15=0 como eu resolvo
x² - 30 - 15 = x² - 45 = 0 ---> x² = 45 ----> x = raiz45 ou x = -raiz45x = 3raiz5 ou x = -3raiz5
A melhor resposta!
2013-07-28T16:59:29-03:00
Primeira Pergunta

x+x²=30
x²+x-30=0
a=1
b=1
c=-30

Delta=1²-4*1*-30
Delta=1+120
Delta=121

x'=-1+V121/2*1
x'=-1+11/2
x'=10/2
x'=5

x''=-1-V121/2*1
x''=-1-11/2
x''=-12/2
x''=-6


Segunda Pergunta
x²-2x=15
x²-2x-15=0

a=1
b=-2
c=-15

Delta= -2²-4*1*-15
Delta= 4+60
Delta=64

x'=-(-2)+V64/2*1
x'=2+8/2
x'=10/2
x'=5

x''=-(-2)-V64/2*1
x''=2-8/2
x''=-6/2
x''=-3

Observação: V significa raiz quadrada, * significa multiplicação, x' significa x linha e x'' significa x duas linhas.
5 5 5