Der a fração geratriz de cada uma das dizimas
-1,222...
3,2555...
-16,2323

2
Stefany????
Puxa vida?? se for fazer (FARIA DIRETO)
http://www.youtube.com/watch?v=QJNXg67uIHI
CLICA NESSE VIDEO (Só clicar copiar e por no google) Olha muito bomm mesmo PASSO A PASSO
se tiver duvida resolveri depois

Respostas

2014-07-14T22:50:34-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Para calcular a fração geratriz de uma dizima você pega o ante período, no caso (1) acrescido do período menos o anteperíodo e no denominador tantos noves (9) quantos forem os algarismos do período, no caso somente o 2.

-\frac{12 - 1}{9}   => \frac{11}{9}

no segundo caso:   pega o ante período, no caso (3,2) acrescido do período (5) menos o ante período (32) e no denominador tantos noves (9) quantos forem os algarismos do período e tantos zeros (0) quantos forem os algarismos do ante período, somente depois da virgula.

 -\frac{325 - 32}{90}   = -\frac{293}{90}

Terceiro caso: o período e constituído de dois algarismos 2 e 3 =23

 \frac{1632 - 16}{99}   =  \frac{1607}{99}

GOSTEI de sua didatica REELEMBREI
obrigado.
De nada.
A melhor resposta!
2014-07-14T23:12:42-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Der a fração geratriz de cada uma das dizimas
-1,222...

             - 1,222...  multiplica por (10)
10x  =   -12,222..    agora subtrai
    x           1,222...
----------------------
  9x  =  - 11,000..
9x = -11
           11
 x = -  ----
           9 
então
                      11
-1,222... = -  ------
                       9


               
 
3,2555...
   
               3,2555...  multiplica por(10)
  10x    = 32,555...   mmultiplica novamente por (10)

100x   =325,555...   subtrai
  10x   =  32,555...
---------------------
  90x = 293,000...
90x = 293
x = 293/90

então
                   293
3,2555... = ------
                    90


-16,2323
   
                -16,2323.. multiplica por(100)
100x  =  -1623,2323...   subtrai
      x  =       16,2323..     --------------------OBSERVAÇÃO SEMPRE QUANDO 
--------------------------                                SUBTRAIR POR O (X)
  99x  = - 1607,0000
99x = - 1607
x = -1607/99
então
                           1607
-16,2323... = -   --------
                             99


1 5 1