Respostas

2014-07-15T01:38:24-03:00
Sofreu grandes transformações com a instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro, pela necessidade de atender aos costumes da nobreza lusitana e ir ao encontro dos interesses da nova elite que se formava na capital colonial. Uma das novidades foi a liberação do acesso publico a biblioteca real, em 1810, além da construção de outras novas bibliotecas, que permitiram a circulação de novas ideias e teorias. A imprensa foi liberada para a publicação de revistas e jornais, como a Gazeta do Rio de Janeiro. Porém, tanto na questão da literatura quanto nas atividades da imprensa, obteve- se uma forte censura pelo poder publico, com o objetivo de evitar críticas á monarquia, a família real e a religião. Outro avanço foi a construção de teatros, como o Teatro Real de São João, no Rio de Janeiro, e a criação de academias literárias e centros científicos. Na educação,destaca-se a fundação da Escola de Medicina, em Salvador, e da Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica, no Rio de Janeiro
2 2 2
A melhor resposta!
2014-07-15T12:31:31-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Quando D. João VI chegou no Brasil em 1808, uma das primeiras medidas foi abrir os portos brasileiros para as nações vizinhas, principalmente a Inglaterra, que passou a mandar muitos produtos para o país, como cervejas, roupas, trazendo cultura para o país.
1 5 1