Respostas

A melhor resposta!
2014-07-15T08:54:08-03:00
A pleiotropia  é um fenômeno genético em que um único gene possui controle sobres às manifestações de várias características.

A Fenilcetonúria  é uma doença genética caracterizada pelo defeito ou ausência da enzima fenilalanina hidroxilase 
1 5 1
2014-07-15T08:58:00-03:00
   A Fenilcetonúria é uma doença genética caracterizada pelo defeito ou ausência da enzima fenilalanina hidroxilase. Esta proteína catalisa o processo de conversão da fenilalanina em tirosina.
  Pleiotropia (do grego, pleion = mais numeroso e tropos = afinidade) é o fenômeno em que um par de genes alelos condiciona o aparecimento de várias características no mesmo organismo. A pleiotropia mostra que a idéia mendeliana, de que cada gene afeta apenas uma característica, nem sempre é valida. Por exemplo, certos ratos nascem com costelas espessadas, traquéia estreitada, pulmões com elasticidade diminuída e narinas bloqueadas, o que fatalmente os levará a morte. Todas essas características são devidas à ação de apenas um par de genes, portanto, um caso de pleiotropia.