Respostas

A melhor resposta!
2014-07-15T10:25:16-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Não, parte da elite não aceitou o que se estabelecia a Constituição de 1824, como por exemplo a criação do Poder Moderador, que dava poderes máximos ao imperador.
1 5 1
2014-07-15T10:41:41-03:00
Quando D. Pedro I tornou-se o Imperador do Brasil, as elites que apoiaram a Independência, passaram a exigir uma Constituição para o país. No entanto, não havia um consenso entre essas elites. Havia três tendências mais nítidas: 

- Os Liberais: defendiam que o poder monarca deveria ser dividido com a Assembléia e, dessa forma, não governaria sozinho. 

- Os Conservadores: ao contrário dos liberais, defendiam o poder absoluto do monarca, inclusive sobre a Assembléia, que também deveria acatar todas as decisões do monarca. 

- Os Republicanos: pretendiam o fim da monarquia e a proclamação da república. Mas sua força política era muito pequena. Os republicanos vão conseguir alguma expressão política no Período Regencial, que será estudado adiante.