Respostas

A melhor resposta!
2013-03-11T21:04:00-03:00
  Existem 3 estados comuns de toda e qualquer matéria, sendo eles: Sólido, Líquido e Gasoso.                  Com base nesta informação podemos concluir que as mudanças endergônicas, ou endotérmicas, serão aquelas em que for necessário um ganho de energia térmica ou calor. Já as mudanças endergônicas, ou endotérmicas, serão aquelas onde houve uma perda de calor.        Existem 6 mudanças de estados físicos aceitas pelos químicos. São elas:   Fusão:É a transformação de um material sólido em um líquido. Para isso é necessária a absorção de energia calorífica, logo se trata de uma reação endergônica   Vaporização: É a mudança do estado líquido para o gasoso. Pode acontecer de 3 maneiras diferentes, sendo elas:

                > Evaporação: vaporização lenta que ocorre na temperatura ambiente.

               > Ebulição: vaporização rápida onde aparecem bolhas durante o aquecimento.

               > Calefação: vaporização muito rápida onde a temperatura a que o líquido é exposto é maior do que a temperatura de ebulição.

 

Solidificação:Quando o líquido se torna sólido. Para tanto ocorre uma perda de calor, por isso é classificada como exergônica.

 

Condensação:Mudança do estado gasoso para o líquido. Reação onde há liberação de energia calorífica, portanto é exergônica.

 

Sublimação:É a transformação direta do estado sólido para o gasoso. Reação considerada endergônica ou endotérmica.

 

Ressublimação:É o oposto da Sublimação (gasoso para o sólido) considerada exergônica

2 5 2