Respostas

A melhor resposta!
2014-07-15T15:51:51-03:00
ATIVA: o rapaz apreendeu o novo conceito.
PASSIVA: o novo conceito foi apreendido pelo rapaz.
2 5 2
2014-07-15T16:00:09-03:00
1) Ativo: Eu chamou o bombeiro.  O sujeito 'eu' pratica a ação.
2) Passiva: O computador foi desligado. O sujeito 'computador' sofreu a ação de ser desligado.
3) Reflexivos: Eu machuquei no pula-pula o sujeito eu praticou a ação em si mesmo.

Espero ter ajudado..