No final do bimestre, foi analisada uma amostra de notas do segundo ano, referente à disciplina de Língua Portuguesa. Foram apresentadas as seguintes notas: 3,7 - 5,8 - 8,7 - 4,2 - 9,6 - 6,5 - 7,5. Com base nessas notas, assinale a alternativa que representa o desvio padrão dessa amostra:ALTERNATIVAS4,50.12,85.2,20.0,79.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-15T21:32:45-03:00
Primeiro deve calcular a média:  \frac{3,7+5,8+8,7+4,2+9,6+6,5+7,5}{7} = 6,5
Depois deve-se calcular os desvios em, relação à média:
3,7 = -2,8
5,8 = -0,7
8,7 = 2,2
4,2 = -2,3
9,6 = 3,1
6,5 = 0
7,5 = 1
Em seguida deve-se calcular a variância, que é a média dos desvios ao quadrado
 (-2,8)^{2} + (-0,7)^{2} + (2,2)^{2} + (-2,3)^{2} +(3,1)^{2} +(0)^{2} + (1)^{2} / 7

 \frac{7,84+4,9+4,84+5,29+9,61+0+1}{7}  \frac{29,07}{7} = 4,15

Enfim, o desvio padrão que é a raiz quadrada da variância =  \sqrt{4,15} = 2,1.

Como esses cálculos não deram resultados exatos, eu obtive um valor aproximado de 2,1, nesse caso a resposta seria: 2,2, mas é bom você conferir os cálculos antes!!
2 3 2
2014-07-15T23:05:39-03:00
2,20 também foi minha resposta