Respostas

2014-07-15T21:43:36-03:00
Os portugueses ja sabiam plantar a cana de açucar, pois ja faziam isso em suas colonias na Africa; era de facil comercializaçao; e o Brasil tinha um solo mto fértil. tiveram tempo depois auxilio da holandeses difundiram mais ainda o comercio açucareiro, pois aq no Brasil os escravos plantavam a cana e os holandeses ajudavam com o refino
3 3 3
2014-07-15T23:55:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

Foi a produção do açúcar um dos principais motivos e meios de promover a colonização / invasão do continente americano pelos portugueses.

Havia, no início da colonização, uma enorme demanda por açúcar na Europa e pouquíssimo produto disponível. O açúcar era trazido das Índias, em viagens que duravam anos, mas os lucros astronômicos compensavam os grandes custos envolvidos.

Nesse sentido, os portugueses dominaram a técnica de cultivo da especiaria indiana mais lucrativa, a cana-de-açúcar, cultivando-a com sucesso nesses locais com base no trabalho de escravos africanos, nas ilhas da Madeira,  de Cabo Verde, e nas Canárias.

Dada a carência de civilizações no Brasil, de metais preciosos, os portugueses perceberam que o cultivo da cana-de-açúcar nas terras do litoral do nordeste seria um meio de viabilizar economicamente os enormes gastos envolvidos com o processo de colonização.

Assim, ser o dono de um engenho de açúcar  equivaleria hoje a ser dono de um ou mais poços de petróleo, possibilitando que houvesse o início da colonização / invasão das terras que, no futuro, seriam o Brasil.

O interesse do governo português pela produção pode ser visto na luta por reaver o nordeste brasileiro, principal região produtora de cana-de-açúcar dos holandeses, que haviam invadido a região. Outra medida foi que, com receio de que a criação de gado atrapalhasse a lavoura de cana, houve uma carta régia em 1701 que proibia a criação de gado (que não fosse diretamente utilizada na produção de açúcar) até 10 léguas das regiões litorâneas (locais em que se cultivava a  cana-de-açúcar), o que impulsionou a colonização do interior do Brasil, inclusive do sertão nordestino.

Para complementar essa resposta, sugiro que veja os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas " , " HISTÓRIA DO BRASIL: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL " e " Brasil: Uma História Inconveniente ", facilmente encontrados no you..tube.

Bons estudos!
1 5 1