05 – Em um teste de desempenho de um automóvel, foram obtidos os
seguintes resultados:

Arrancada de 0 a 100 km/h em 9,58 s.Retomada de velocidade de 20 km/h a 80
km/h em 3,58 s.

Com base nesses resultados, determine:


a) a aceleração média desenvolvida durante a arrancada;


b) a aceleração média desenvolvida durante a retomada;







2

Respostas

2014-07-15T22:54:35-03:00
100 km/h = 27.78 m/s

a) 27,78/9,58 = 2,90 m/s²

b) 20 km/h = 5,56 m/s   80km/h = 22,22 m/s

22,22 - 5,56 = 16,66 m/s

16,66/3,58 = 4,65m/s²

1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-15T23:54:46-03:00
Utilizando a formula geral , temos ( SI ) :

a = V / T ou V = V1 + a.t
Transformando 100 Km / h para m/s , temos (100 / 3,6 m/s.)

LETRA A)

a = 100 / 3,6 m/s ÷ 9.058 s

a = 3.06 m/s^2

LETRA B )
Retomada é 80 - 20 = 60 Km/h , transformando para m/s ( 60 / 3.6 m/s ).

a = 60 / 3,6 m/s ÷ 3.058

a = 5,45 m/s^2

2 5 2
No ( SI ) ha necessida de transformar Milésimos de segundo, em segundos Ex : ( 9.058 s ).
Obrigada :)