Respostas

2014-07-15T22:58:05-03:00
A Terra, possui em seu interior movimentos horizontais, em que as placas tectônicas se chocam: é a orogênese. Geologicamente, é um movimento de curta duração.
Movimentos verticais, e, de longa duração geológica são epirogenéticos. Neste último não há ocorrência nem de terremotos nem de atividades vulcânicas, por ocorrer em locais estáveis.
4 5 4
2014-07-16T02:35:35-03:00
Quando os movimentos internos da Terra são de curta duração (sob o ponto de vista geológico) e caracterizam-se pelo choque entre duas placas tectônicas distintas, dá-se o nome de orogênese, oumovimentos orogênicos. Este processo costuma ocorrer em formações geológicas recentes e instáveis.Os resultados dos movimentos orogênicos são a formação de grandes cadeias de montanhas e cordilheiras, uma vez que o encontro entre as placas provoca o soerguimento do relevo terrestre. Além disso, a orogênese provoca, também, o surgimento de vulcões e falhas geológicas, grandes responsáveis pelos abalos sísmicos e terremotos.

Quando os movimentos internos são de longa duração (também sob o ponto de vista do tempo geológico), com a ocorrência de movimentos verticais, dá-se o nome de epirogênese oumovimentos epirogênicos, que provocam o soerguimento (a elevação de altitudes sem dobras ou falhas) ou a subsidência (o rebaixamento das altitudes de um determinado relevo).epirogênese costuma ocorrer em terrenos estáveis e de formação geológica antiga, ou seja, mais planos e menos acidentados. Por não apresentar dobras e falhas, não proporciona terremotos ou vulcanismo, além de abranger áreas de dimensões continentais.


2 5 2