Respostas

2014-07-16T11:24:46-03:00
O iluminismo ou folosofia das luzes foi o movimento criado no seculo XVII e XVIII por pensadores que acreditavam que a razão poderia iluminar o mundo e os seres humanos. 
para esses pensadores a maioria das pessoas vivia mergulhada na ignorancia, na supertição e no fanatismo religioso.
os mais orizinais e influentes foram os iluministas franceses, mas houve intelectuais iluministas em todo o ocidente. eles escreveram livros, artigos e planfletos que expunham suas ideias filosóficas e economicas.
o principal objetivo era atacar o Antigo Regime.
os iluministas combatia o absolutismo monarquico, entervenção dos estados na econimia, a intolerancia religiosa e filisófica, a falta de liberdade de expressão, o privilegio d nobreza e clero(que não pagavam impostas)
e defendia a divisão de poderem(poder executivo,legislativo e judiciario) , propriedades privada/liberdade economica , liberdade pessoal e socil , igualdade juridica (igualdade nas leis).
uns doa maiores pensadores iluministas foram voltaire , montesquieu e rousseau, voltaire defendia a liberdade de expressao, justiça e teleram e umas das frasses mais famosa dele é : "posso não concordae com nenhuma palavra do que você disse, mas defenderei até a morte o direito de dizê-lo"
montesquieu defendia a divisão de poderes e uma das frases mais famosa dele é: " é preciso que limite o poder" ou " qualquer pessoa que tenha o poder tende a abusar dele" montesquieu propos a divisão do governo em tres poderes: executivo(para administrar o pais e xecutar as leis), legislativo(para elaborar e aprovar as leis) e judiciario(para fiscalizar o cumprimento das leis e julgar os conflitos).
reusseau deendia o contrato social e para sousseau se o gonerno escolhido por um povo nai estiver representando, o povov não só pode,como deve,substitui-lo. uma de sua frases mais famosa foi: " o hoemn nasce de bom, pe a siciedade o corrompe"
rousseau defendia tambem a ideia de que a bondade natural dos homen foi pervertida pela civilização.