Respostas

2013-03-11T22:29:58-03:00

Uma das principais características das fundações é o fato da distribuição de carga do pilar para o solo ocorrer pela base do elemento de fundação, que não excede a duas vezes a sua menor dimensão ou se encontre a menos de 3 m de profundidade. Outra característica da fundação direta é a necessidade da abertura da cava de fundação para a construção do elemento de fundação no fundo da cava.

As fundações diretas classificam-se em:

 

 blocos de fundações

 baldrames

 radier

 sapata

 vigas de fundação.

2013-03-11T22:31:45-03:00

 

  Os blocos estruturais são exemplos de fundações superficiais, rasas ou diretas e basicamente é um elemento que é constituído de concreto simples, dimensionado demaneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto,sem necessidade de armadura. Assumem a forma de bloco escalonado, ou pedestal, oude um tronco de cone. Alturas relativamente grandes e resistem principalmente por compressão. Podem estar presente também sobre estacas, nas fundações profundas.A preparação do bloco de fundação é realizada do seguinte modo   - Escavação: executar a abertura da vala; - Compactação do solo, apiloando o fundo da vala; - Colocação do lastro de concreto magro (90 kgf/cm 2 ) de 5 a 10 cmde espessura; - Construir uma cinta de amarração, com a finalidade de absorver esfoos não previstos, suportar pequenos recalques, distribuir ocarregamento e combater esforços horizontais. A execução da cinta deamarração pode ser feita com concreto armado ou com outro tipo dealvenaria;
Caso trate-se de um bloco de coroamento, será reservado umlocal para posicionamento do pilar em relação à caixa com as armações,caso necessário e conforme o cálculo estrutural; - O bloco pode ter embasamento com pedra, tijolo ou até mesmocom concreto ciclópico (com argamassa ou não); - A concretagem será realizada com o concreto estrutural (concretoresistente, forte) no traço 1:3, 5:4 de cimento, areia e brita, lança-odentro das valas sobre as ferragens. Espalha-se o concreto com a colher de pedreiro, vibra (socar ou vibrador) o mesmo com uma haste de ferroou com a ponta da colher e faz-se o nivelamento a partir da linha denível; - Camada impermeabilizante: sua função é evitar a subida daumidade por capilaridade para a alvenaria de elevação; sua execuçãodeve evitar descontinuidades que podeo comprometer seufuncionamento. São diversos os sistemas de impermeabilizaçãoempregados, sendo hoje muito comum o emprego de argamassas poliméricas ou mesmo emulsões asfáticas ou acrílicas, além dosmateriais mais comuns, como argamassa “impermeável” (com aditivo)ou ainda, uma chapa de cobre, de alumínio ou ardósia. Aimpermeabilização deverá se estender pelo menos 10 cm para baixo dotopo da alvenaria de embasamento; - Observação: já existem blocos de fundação pré-moldados.
2 2 2