A seleçao artificial ja vem sendo feita há tempos pelo ser humano com o intuido de realizar o chamado melhoramento gentetico dos organismo de interesse comercial. Como exempls, podem ser citados o aprimoramento do gado de corde ou leiteiro, a geraçao de diferentes variedades de milho, trigo, soja, tomate etc.
Com a releçao as plantas, a seleçao artificial é um mecanismo comum ultilizado ha muito tempo pelos agri. Atualmente uma nova tecnica tem sido utilizada para promover o seguimento de plantas geneticamente identicas a cultura de tecidos. Nesse caso, pedaços de folhas, de sementes ou de outras partes das plantas sao fragmentados e cultivados em meios que contêm hormônios de crescimento; nascem assim plantas inteiras e geneticamente identicas entre si.
Apesar de que muitos uteis, a seleçao artificial e a clonagem promividas, como comentado aqui, levam ao surgimento de organismos com pouca variabilidade gentica. Fazendo-se apenas cruzamentos entre individuos de um mesmo grupo ( endogamia), há maior chance de surgirem descendentes com genes de leterios recessivos em homozigose. Alem disso, populaçao de individuos com menor chances de sobreviver a alteraçoes do ambiente. Esse é um problema serio nas criaçoes de animais e nas culturas de plantas, pois podem surgir pragas que dizimam todos os organimos, uma vez que sao muito semelhantes entre si. Se a variabilidade genetica fasse maior, poderia ser que, dentre os individuos, alguns já fossem resistentes a essas pragas, sobrevivendo a elas.

pergunta

È comum, em algumas raças puras de cães, o surgimento de individuos cegos ou com outras anomalias. Como você explicaria isso sob o ponto de vista genetico?

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-16T15:34:05-03:00
O estado normal de um organismo depende da combinação de um conjunto de genes, muitas vezes que nem agem em conjunto ou simultaneamente.
Os organismos selecionados artificialmente, muitas vezes recebem uma carga muito grande de genes que se apresentam em homozigose, e muitas vezes, não só os alelos recessivos, são os responsáveis por gerar anomalias, existem muitos casos em que genes dominantes, quando presente em homozigose, podem causar letalidade ou causar problemas graves para os descendentes. 
Então, do ponto de vista genético, tudo dependerá da combinação nas quais um conjunto de genes alélicos estão interagindo, uma vez que, um indivíduo não pode ser caracterizado por uma única característica isolada, e sim, por um conjunto de genes que interagem formando um todo integrado.
2 5 2
muito obrigada...
espero que ter atendido os questionamentos da pergunta.