Respostas

2014-07-16T14:12:44-03:00
Progressão aritmética envolve soma, se o primeiro termo é 28 e a razão é 4 temos:

28-32-36-40-44-48-52-56-60-64-68-72-76-80-84 são os quinze primeiros termos da P.A.!

Agora é só somar os números acima que vai dar 840.



Também tem a fórmula da P.A. se tu quiser usar para chegar no resultado:

 Sn= n.(a1+an)
       __________
              2

Sn=Soma dos termos
n= nº termos
A1= Primeiro termo
An= Último termo

Sn= 15(28+84)
        _______
             2

Sn= 840

Espero ter ajudado :D
Se o Primeiro termo da sequencia for -28 dai ja muda tudo:

-28,-24,-20,-16,-12,-8,-4,0,4,8,12,16,20,24,28

Sn= 15(-28+28)
________
2

Sn=(15.0)/2

Sn=0
A melhor resposta!
2014-07-16T14:14:58-03:00
Sabendo-se que r = 4, e a1 = 28, você encontra o 15º termo pela fórmula:
a15 = a1 + (n-1).r
a15 = 28 + (15-1).4
a15 = 28 + 56 -> a15 = 84
A soma dos n primeiros termos de uma PA é dada pela fórmula abaixo:
Sn = (a1 + an).n/2
Sn = (28 + 54).15/2
Sn = 112.15/2
Sn = 56.15 -> Sn = 840
1 5 1