Indique as afirmativas verdadeiras:
A) A queda livre é um movimento retilíneo e uniforme.
B) A aceleração de um corpo é uma medida da variação de sua velocidade.
C) Se a velocidade final de um corpo for positiva e menor do que a velocidade inicial, a aceleração é negativa.
D) Se apenas a direção da velocidade variar, a aceleração é nula.
E) Se um carro tem aceleração de 4m/s² , Isso significa que, em cada segundo, sua velocidade aumenta de 4m/s.

2

Respostas

2014-07-16T14:21:41-03:00
A) Falso, a queda livre é um movimento em que existe variação da velocidade, então não é uniforme
B) Verdadeiro
C) Verdadeiro
D) Verdadeiro
E) Verdadeiro
22 3 22
amigo...na D...se a direção da velocidade variou teve mudança de sentido...e para se ter mudança de sentido tem que ter aceleração...é só pensar em um lançamento retilíneo para cima...tem aceleração da gravidade que faz mudar de sentido :)
Eu pensei tudo num único plano: O corpo vai acelerar para trás para parar em uma direção, e novamente vai acelerar para frente para outra direção até que a velocidade volte a ser a mesma, anulando as 2 acelerações
hmmm...que pensamento interessante...gostei dele... :)
A melhor resposta!
2014-07-16T14:22:42-03:00
A) Falso...é uniformemente variado pois tem a aceleração da gravidade agindo no corpo.
B) Verdadeiro...o mais certo seria dizer que é a variação em determinado periodo de tempo (por exemplo varia 4 m/s em 1 segundo...isso seria como dizer: 4m/s² )
C) Verdadeiro ...diminuiu a velocidade, aceleração negativa...verdadeiro.
D) Falso...se mudou a direção significa dizer que o móvel mudou de sentido...e pra isso ocorrer tem que ter uma aceleração.
E) Verdadeiro (pelo motivo que eu dei na B)
Espero ter ajudado...até mais :) 
35 4 35
Obrigado por me marcar como a melhor resposta :) hue
nada, ajudou bastante :P