Respostas

A melhor resposta!
2014-07-16T16:56:08-03:00
Tipos de geradores que convertem energia mecânica em elétrica: 
Gerador Síncrono 
Gerador de indução ou Gerador Assíncrono 
Gerador de Corrente contínua 
Motores elétricos desempenham a função inversa, ou seja, convertem energia elétrica em energia mecânica e construtivamente são semelhantes aos geradores, pois se baseiam no mesmo princípio de conversão. 
Tipos de motores elétricos que convertem energia elétrica em energia mecânica: 
Motor Síncrono 
Motor de indução ou Motor Assíncrono 
Motor de corrente contínua 
Tipo de gerador que converte energia química em elétrica 
Geradores de célula à combustível ou célula de combustível 
Pilhas 
Tipo de gerador que converte diretamente a energia luminosa do Sol em elétrica 
Geradores fotovoltáicos 
O tipo mais comum de gerador elétrico, o dínamo (gerador de corrente contínua) de uma bicicleta, depende da indução eletromagnética para converter energia mecânica em energia elétrica, a lei básica de indução eletromagnética é baseada na Lei de Faraday de indução combinada com a Lei de Ampere que são matematicamente expressas pela 3º e 4º equações de Maxwell respectivamente. 
O dínamo funciona convertendo a energia mecânica contida na rotação do eixo do mesmo que faz com que a intensidade de um campo magnético produzido por um Ímã permanente que atravessa um conjunto de enrolamentos varie no tempo, o que pela Lei da indução de Faraday leva a indução de tensões nos terminais dos mesmos 
A energia mecânica (muitas vezes proveniente de uma turbina hidráulica, à gás ou a vapor) é utilizada para fazer girar o rotor, o qual induz uma tensão nos terminais dos enrolamentos que ao serem conectados a cargas levam a circulação de correntes elétricas pelos enrolamentos e pela carga. 
No caso de um gerador que fornece uma corrente contínua, um interruptor mecânico ou anel comutador alterna o sentido da corrente de forma que a mesma permaneça unidirecional independente do sentido da posição da força eletromotriz induzida pelo campo. Os grandes geradores das usinas geradoras de energia elétrica fornecem corrente alternada e utilizam turbinas hidráulicas e Geradores Síncronos.
1 5 1
2014-07-16T18:57:47-03:00