EU QUERO UM RESUMO:


A borracha é produzida por várias plantas: o caucho, a mangabeira, a maniçoba, a maçaranduba e a Hevea Brasiliensis. De todas, a Hevea Brasiliensis se destaca, seja pela quantidade produzida, seja pela aplicação.Todas essas plantas recebem o nome global de seringueira porque a grande aplicação da borracha, a príncípio, era na fabricação de uso médico.
A Hevea Brasiliensis é uma árvore de tronco robusto e folhagem escassa, nativa de várias áreas da Amazônia (alto dos rios Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e nas matas de igapó do Oeste da Ilha de Marajó.
A maior importância da borracha teve início depois que Charles Goodyear, nos Estados Unidos, e Tomas Hancock, na Inglaterra, descobriram o processo de vulcanização. Contudo foi com a invenção do pneu por Dunlop, em 1888, que a borracha adquiriu grande importância no mercado mundial.
O Brasil com seus seringais nativos da Amazônia, tinha no século passado, praticamente o monopólio do produto, pois a produção da América Central, África Equatorial e Índia era insuficiente.
Ao final do século XIX até 1912, do século XX, o Estado do Amazonas, principal produtor da borracha do mundo, viveu um grande surto econômico. Milhares de pessoas migraram para a Amazônia em busca de riqueza. Entre elas, muitos nordestinos fugidos da grande seca de 1877. Esses chegavam em levas ao Amazonas e iam até para o Acre. São exemplos desse período áureo as luxuosas construções do Centro de Manaus e Belém, como por exemplo os suntuosos Teatro da Paz (Belém) e Teatro Amazonas (Manaus).
A Amazônia se tornou um dos principais centros econômicos do Brasil. Manaus passou a ser uma das mais importantes cidade brasileiras em termos econômicos. Nessa época, em 1896, foi inaugurado um dos primeiros teatros do Brasil, o Teatro Amazonas, onde se apresentavam os maiores artistas europeus da época.
Toda a riqueza, no entanto, estava concentrada nas mãos de poucas pessoas que viviam em ambiente de grande luxo: comiam caviar, importavam artigos de luxo da Europa e imitavam o estilo de vida europeu. A alegria, no entanto, durou pouco. Os ingleses levaram sementes selecionadas da Hevea Brasiliensis para suas colônias do sudeste asiático.
Quando a produção asiática enterou no mercado internacional os preços caíram. Era o início da decadência econômica na Amazônia
Atualmente a produção brasileira de látex ( produto extraído da seringueira) é insuficiente para o consumo nacional, o que determina a necessidade de importação.
De primeiro produtor mundial, o Brasil passou a ocupar posição secundária, atualmente é 0 12º produtor do mundo.

1

Respostas

2014-07-16T18:26:21-03:00
A borracha é produzida por várias plantas: o caucho, a mangabeira, a maniçoba, a maçaranduba e a Hevea Brasiliensis. De todas, a Hevea Brasiliensis se destaca, seja pela quantidade produzida, seja pela aplicação.Ao final do século XIX até 1912, do século XX, o Estado do Amazonas, principal produtor da borracha do mundo, viveu um grande surto econômico. Milhares de pessoas migraram para a Amazônia em busca de riqueza. Entre elas, muitos nordestinos fugidos da grande seca de 1877.
6 4 6