Respostas

2013-07-30T08:21:38-03:00
Pense assim a monarquia brasileira dependia de outros "pilares" para se manter no poder, o trabalho escravo escravo era a mão de obra utilizada pelos grandes produtores agrários e com o abolicionismo, estes foram obrigados a utilizar trabalho "livre" assalariado, que consistiu na vinda de imigrantes para o Brasil ( porém vale lembrar que havia um custo para a vinda do imigrante, como passagens de navio e alimentação, o que já criava uma divida antes mesmo do imigrante chegar forçando-o a ficar trabalhando para seu patrão). O republicanismo foi outro fator para o fim da monarquia, a elite brasileira viu no republicanismo uma forma de ter acesso ao poder, podendo realizar seus objetivos e sem a intervenção estrangeira.
  • Usuário do Brainly
2013-07-30T10:10:20-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Eles eram dois movimentos fortes e que estavam ganhando forças nos anos 1822 a 1889, O movimento abolicionista, composto basicamente por escravos e pardos libertos, políticos e poetas, que lutavam contra a escravidão que ainda existia no Brasil, mesmo com as pressões vindas da Inglaterra pra que a prática deixasse de existir. O movimento republicano era composto pela parte mais rica da sociedade, parte que estava insatisfeita com algumas medidas tomadas pelos monárquicos, como por exemplo a abolição que levou os grandes fazendeiros a encontrarem outras formas de trabalho para suas lavouras.