Respostas

A melhor resposta!
2014-07-17T11:06:32-03:00
Destilação simples: Usada para separar sólidos dissolvidos em líquidos. Feita em laboratório, é uma separação completa onde não se perde nenhum dos componentes envolvidos. Ex: água e cloreto de sódio.

Destilação fracionada: Separa líquidos miscíveis que tenham pontos de fusão um pouco distantes. Ex: água e álcool, petróleo e cana-de-açúcar.


Cristalização e evaporação: separação entre sólidos e líquidos onde há mais de um sólido dissolvido. Processo semelhante aos anteriores e também é feito em laboratório. Ex: água do mar (mistura de água, cloreto de sódio e outros sais).



Fusão fracionada: Processo onde se separa um sólido de outro. Consiste em aquecer sólidos com pontos de fusão diferentes, assim o que tem menor ponto de fusão derreterá e será possível separá-lo do outro material ainda sólido.


Liquefação fracionada: separa gases com pontos de fusão diferentes. Nesse processo um dos gases se liquefaz primeiro, podendo assim ser separado do outro gás.


Extração por solventes: Consiste em adicionar água para separar os componentes da mistura. É usado para separar gasolina e álcool, por exemplo, onde a água fará com que a gasolina se separe do álcool, e este poderá ser separado da água com uma destilação fracionada.


Cromatografia: técnica usada paraseparação de sólidos que isola e separa seus componentes através de suas cores

1 5 1