Uma barra de aço de 5m, quando submetida a uma variação de temperatura de 100°C, sofre uma variação de comprimento de 6,0mm. O coeficiente de dilatação linear do alumínio é o dobro do coeficiente do aço; então, uma barra de alumínio de 5m, submetida a uma variação de 50ºC sofre uma dilatação de quantos milímetros?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-17T13:45:43-03:00
/\L = Lo * alpha * /\T
6*10^-3 = 5 * alpha * 10²
1,2*10^-5 = alpha do aço

Alpha do aluminio = 2,4*10^-5

/\L = 5*2,4*10^-5*50
/\L = 600 * 10^-5
/\L = 6*10^-3m

Ou seja, a variação de tamanho é igual.
***********************************************
3 5 3
Obrigada! Encontrei 5,1mm como resposta, mas não era uma das alternativas.
Qual é a alternativa correta?
2014-07-17T14:03:35-03:00
6x10³=5 alpha 10²
1,2 x10 elevado a menos 5
alpha do aluminio
2,4x10 elevado a menus 5
5x2,4 x 10 elevado a menos 5 x 50
600x10 elevado a menus 5
6x10 elevado a menus 3

entao a dilataçao e iguaal

1 4 1