Sabendo que água e óleo são imisciveis e que o NaCl não é solúvel em óleo, assinale a alternativa que apresenta, na ordem, os dois procedimentos mais viáveis para separar uma mistura formada pelas três substâncias acima, segundo o esquema:

Procedimento 1 Procedimento 2

a) filtração decantação

b) destilação simples decantação

c) destilação simples destilação simples

d) centrifugação filtração

e) decantação destilação simples

1

Respostas

2014-07-17T18:33:54-03:00
Procedimento E. 

Se juntarmos os 3 compostos o que nós teremos inicialmente é o NaCl dissolvido na água e o óleo separado da mesma, dado que são imiscíveis. 

O nosso objetivo será, primariamente separar a Óleo da Água contendo NaCl. O processo mais viável para a separação de dois líquidos imiscíveis é a decantação por gravidade, conseguida por intermediário de uma ampola de decantação. 

Com a decantação já teremos o óleo puro separado da água com NaCl dissolvido. É necessário recuperar tanto a água quando o NaCl. Dado que NaCl está dissolvido na água poderiamos utilizar uma simples evaporação - note-se que a água não é tóxica - porém nós queremos também recuperar o líquido (o que não aconteceria com a evaporação). Para tal utiliza-se o mecanismo da destilação simples que é utilizado para a purificação de sólidos dissolvidos em líquidos ou para a separação de dois líquidos cujos pontos de ebulição sejam muito desfasados. 

Com a destilação simples o NaCl ficará puro no matraz que está sobre a fonte de aquecimento, e a água será evaporado e condensada sendo recuperada no gobelé de recolha. 

Opção E. 
Desculpe se exagerei na explicação mas acho que é uma parte bonita da Química. Esta química mais experimental! 

Ficou fácil?
4 5 4