Respostas

2014-07-17T19:51:52-03:00
Você pode falar sobre desigualdade social , na questão de muitas pessoas que moram na rua não ter seus direitos.
1 1 1
2014-07-17T22:32:19-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Sugiro falar sobre a origem e o avanço dos direitos humanos nesse século.

Algo como:

Os direitos humanos

Durante milênios, a maior parte dos povos não apresentava direitos, no sentido como hoje compreendemos. Os governantes ou pessoas poderosas poderiam vir e matar outras, sem maiores consequências que não eventuais vinganças. Desse modo, não havia garantias que buscassem proteger a vida, apesar das leis contra o assassinato.

Assim, a ideia de direitos humanos, ou seja, direitos inerentes ao ser humano, independente de crença, raça, nacionalidade etc., é uma construção recente, influenciada pelo cristianismo, surgindo, durante a Idade Média.

Essa noção vai se concretizar, inicialmente, na constituição americana de 1776, na qual havia direitos individuais a serem respeitados pelo poder público. Em 1789, na França, com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão também se ressaltou e ampliou-se esses direitos.

Mesmo assim, isso não impediu uma série de atrocidades cometidas pelas potências europeias na África e Oceania, bem como na Ásia, ou mesmo na própria Europa, na qual os nazistas mataram milhões de judeus, ciganos, dentre outras etnias, e esperantistas.

Assim, ao falarmos de direitos humanos, pensamos em direitos civis, políticos, sociais, econômicos, culturais, os ligados ao valor fraternidade ou solidariedade, bem como os direitos à democracia, à informação e ao pluralismo.

Obviamente, por trás de cada conquista, houve muita luta das camadas populares para obter esses direitos, sendo, em muitos lugares do planeta, ainda negados às pessoas. Portanto, todos devem lutar diariamente, cada um a seu modo, para garantirmos a efetividade dos direitos humanos para todos!

Bons estudos!
1 5 1