Respostas

2014-07-18T15:02:13-03:00
A produção de proteínas ocorre num conjunto de etapas que envolvem a participação de:
 DNA
: cada trinca de bases nitrogenadas no DNA recebe o nome de código e está associada a um aminoácido. As seqüência de trincas no DNA determinam a seqüência de aminoácidos na proteína a ser formada. No DNA estão os genes.
  RNA mensageiro mRNA: produzido a partir do DNA, no processo denominado transição, leva a informação ao citoplasma para que seja produzida a proteína. Cada trinca de bases no RNA mensageiro é denominada códon. Esse RNA associa-se aos ribossomos formando os polissomos.
  RNA transportador tRNA: transporta o aminoácido até o ribossomo para formar a proteína. O tRNA  tem uma trinca livre denominada anticódon, que se liga de maneira especifica ao códon do mRNA.
 Ribossomos: organóides celulares formados por RNA ribossômico rRNA associado a proteínas. Os ribossomos se associam ao RNA mensageiro para a tradução do código genético.
  Nas células eucariotas uma parte do processo acontece no interior do núcleo e outra junto ao hialoplasma, embora haja, em algumas células eucariotas, a síntese de proteínas totalmente dentro do núcleo. Nas células procarióticas todo o processo se dá no hialoplasma.
 A síntese protéica é dividida nas seguintes etapas:
 Transcrição: o gene, ou os genes, necessários à produção de proteínas são transcritos em RNA mensageiro no interior da célula; na célula eucariota.
 Tradução: no citoplasma, o RNAmensageiro se associa aos ribossomos formando estruturas: os polissomos.
  Nessa associação serão gradativamente adicionados os aminoácidos transportados pelo tRNA. A medida que são adicionados aminoácidos, os ribossomos vão deslizando na fita de mRNA. No final da fita há um códon de terminação, ou de parada; para o qual não há anticódon. Sendo assim, não é adicionado mais nenhum aminoácido e a cadeia primária está pronta.
  No interior dos ribossomos são ligados os aminoácidos. Diz-se que o código genético é universal, pois, cada trinca determina o mesmo aminoácido em qualquer que seja o organismo.



Fonte: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/2116187-s%C3%ADntese-prote%C3%ADnas/#ixzz37qPbFJfz
1 1 1