Observe a tira abaixo, retirada da Coletânea Ética, Ciência e Tecnologia.
Considerando os elementos verbais e não verbais do texto, bem como seu conhecimento de mundo, pode-se afirmar que a tira:

I. tem o único propósito de exaltar, implicitamente, a capacidade de armazenamento de diversos equipamentos tecnológicos.

II. critica, explicitamente, a insuficiência da mente humana, que não tem a capacidade de armazenar uma quantidade razoável de informações.

III. valoriza, explicitamente, as tecnologias em detrimento da mente humana, visto que elas sempre são mais eficientes.

IV. ironiza, implicitamente, a ideia de que alguns indivíduos retêm poucas informações e/ou informações sem importância.

Está(ão) CORRETA(S):
ALTERNATIVAS
I e III, apenas.
II e III, apenas.
IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, apenas.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-19T10:50:22-03:00
Respondi II e IV, apenas.
2 5 2
Concordo.
2 4
Marquei apenas a IV.
Também concordo n° IV
IV
2014-07-19T14:53:33-03:00
Considerando todas as respostas a melhor é a opção II e IV, apenas.
1 5 1
Penso que é somente a IV, pois trata-se de uma ironia referente ao que estamos memorizando ou utilizando o cérebro para desenvolvimento de idéias e formulação de pensamentos com base no conhecimento adqurido. A questão II acho errado, pois diz apenas: critica, explicitamente, a insuficiência da mente humana, que não tem a capacidade de armazenar uma quantidade razoável de informações. Isso é errado, pois a mente humana tem sim uma grande capacidade, apesar de muitas pessoas não se esforçarem.
Somente a IV
respondi somente a IV, porque a II não está explicito. "Explicito:que se apresenta de forma clara e objetiva"
Marquei II e IV, apenas.
Somente a IV