Respostas

2014-07-19T14:29:04-03:00
Código Genético (não confunda com Material Genético) é a relação entre as tríades de bases nitrogenadas do DNA (A, T, C e G) e o aminoácido correspondente. Isso porque a informação contida no nosso DNA é lida em trincas, isto é, ATG, TTA, CAG, GGG, para citar alguns exemplos, na qual cada trinca codifica para um aminoácido. Quem codifica quem, portanto, é o nosso Código Genético. Ele equivale à língua de uma país: é um código usado para se emitir e receber uma mensagem. 

Para não haver confusão: Material Genético é o conjunto de informações em si, podendo se referir ao material genético de uma célula, de um indivíduo, de uma população. O meu material genético é diferente do seu, mas o código é o mesmo. Logo, imagine um livro: o idioma no qual ele foi escrito é o código, mas o que está escrito especificamente nesse livro é o material.

Mutação é qualquer alteração na seqüência original de uma molécula de DNA. Há vários tipos de mutação: 
desaminação: a base nitrogenada perde um radical amino (NH2) e liga-se erradamente com seu par. 
perda de base: a base é perdida durante uma duplicação do DNA; a perda mais comum é a de purinas: 5000 por célula por dia. 
dimerização de pirimidinas: a luz UV (ultravioleta) provoca ligações erradas entre duas pirimidinas (geralmente T) vizinhas. Essa mutação é corrigida por uma enzima de reparo que é ativada pela luz normal, visível. Esse tipo de mutação é a causa da UV provocar câncer de pele; afinal, o câncer sempre origina-se de um defeito no material genético de uma célula. 
intercalação de agentes mutagênicos (cancerígenos) no DNA 
agentes físicos: além da UV, também os raios X, alfa, beta, gama, raios cósmicos e feixes de nêutrons são perigosos em doses grandes; os efeitos dependem do total de radiação recebida, não importando o tempo: são doses aditivas.
1 5 1