Respostas

2014-07-19T19:01:53-03:00
 a importância da revolução francesa            para burguesia. ------->>>>>>>>> O golpe definitivo no absolutismo, tomada do poder político pela burguesia, influência em toda a Europa, divulgando ideais universais, e conceitos de liberalismo e nacionalismo e governos escolhidos pelos cidadãos, direitos humanos, divórcio entre igreja e estado, participação do povo, ideais de igualdade civil, liberdade e fraternidade.
PERÍODO NAPOLEÔNICO
Consolidação do Estado burguês, difusão dos ideais liberais pela EuropaBurguesia assume o poder, mas não consegue consolidá-lo. Sente-se ameaçada à esquerda pelos jacobinos, representantes populares e à direita pelos monarquistas, lutando pela Restauração com apoio da Inglaterra. A crise política somada à crise econômica resultará na instauração de um Estado Autoritário, com forte apoio de setores da burguesia e sob o comando de Napoleão. Golpe 18 Brumário – Fim período Revolução Francesa. Constituição ano VIII(1800). Poder Executivo 3 cônsules, mas poder efetivo com Napoleão. Primeiro Cônsul em 1799, Cônsul Vitalício em 1802 e Imperador em 1804. Poder Executivo forte e centralizado, controlando a administração local e provincial. Grandes realizações, Criação banco França, reformas administrativa e judiciária. Paz de Amiens com Inglaterra (1802), Concordata com igreja (1801), reconhece o catolicismo como religião majoritária, mas garante liberdade de culto, legitima imperador que pode escolher arcebispos e bispos. Restabelecimento escravidão nas colônias.
Consulado – 1802-1804 – código civil ou código Napoleônico. Garantia à liberdade individual, a propriedade privada, a igualdade perante a lei, proibição da organização de sindicatos operários e posterior repressão. O Código Civil surgiu posteriormente à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, mas ambos eram documentos substancialmente diferentes. A declaração era de inspiração iluminista e, portanto tratava dos direitos em caráter geral, enquanto o Código Civil tratava especificamente das relações do homem e cidadão no Estado Francês.
O Império – 1804-1815 – grandes obras, censura imprensa, controle educação e igreja. Catecismo imperial. Retorno luta externa, vitórias Ulm e Austerlitz (sua mais brilhante vitória). Derrota naval em Trafalgar impede invasão da Inglaterra. Cobrança de indenizações dos países vencidos, e contribuições daqueles sob tutela francesa, amenizam a carga de impostos e favorecem a acumulação de capital.
Com o Bloqueio continental Napoleão decide pelo estrangulamento econômico através do bloqueio continental em 1806, proibindo que os países europeus comerciassem com a Inglaterra. Porém a França não tinha produção industrial para substituir a inglesa, nem economia que pudesse absorver as compras feitas pelos ingleses, portanto o bloqueio estava fadado ao fracasso. Invade e domina a Espanha, depondo o rei Fernando VII e colocando seu irmão José Bonaparte, causando reação dos espanhóis com guerra que desgastou suas tropas. Com isso ainda detonou o processo de independência na América Latina das colônias espanholas. Invade Portugal causando a fuga da família real para o Brasil. 1810 com auge e domínio aliados a Rússia, Áustria, Prússia e Dinamarca.
Invasão da Rússia. Invade Rússia em 1812 por manter compras da Inglaterra. 600.000 soldados vários países. Morreram 300.000. Chega a Moscou, que foi incendiada a abandonada pela população, mas demora no retorno leva à derrota devido ao inverno e aos ataques russos. 13 de dezembro chegam derrotado á Alemanha com 30.000 soldados. Derrota em Leipzig em outubro 1813. 30.03.1814 derrota final na França. Tratado de Fontainebleau – Napoleão desterrado na ilha de Elba no Mediterrâneo. Razões de seu declínio – bloqueio continental, parentes no governo, militarismo excessivo, ambições desmesuradas. Restauração da Monarquia dos Bourbons – volta dos emigrados, perseguições aos camponeses.
CEM DIAS - cem dias – retorno Napoleão – março 1815. Derrota final em Waterloo junho 1815. Deportação para ilha de Santa Helena no Atlântico e morte em 1821.



1 5 1