Respostas

2013-07-31T10:27:52-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Gostei do seu pedido: não explica com frases isoladas. Coesão e coerência são duas características que diferenciam exatamente um texto significativo de um amontoado de frases isoladas e desconexas. Um texto precisa ser uma unidade do início ao fim. Se você lê uma reportagem sobre "o peso da educação no baixo IDH brasileiro", esse assunto estará claro do título até a última frase do último parágrafo, sejam quantos parágrafos existirem. Coesão e coerência são características de um texto "que não foge do assunto" e que "diz coisa com coisa."

Sobre "dizer coisa com coisa", a responsável é a coerência. É aquela resposta em que você escreve "concordo com o autor do texto, porque..." e o que vem depois do porque tem que, obrigatoriamente, se alinhar com o texto com o qual você diz concordar. 

Sobre "não fugir do assunto", é a coesão que nos mantém nos trilhos. As frases não podem estar isoladas. elas precisam se ligar. Quando nós ligamos frases, estabelecemos um sentido para essa ligação. Eu escrevo uma causa e uma consequência. Um fato e uma explicação para esse fato. Um fato e uma desculpa para esse fato. Um fato e um fato que se opôs a ele. Um fato e outro fato que se parece com ele. Para construir essas pontes de sentido usamos as conjunções (atente para o nome delas: causal, comparativa, explicativa, temporal...). As ligações entre blocos de frase podem ser estabelecidas com repetições (eu tô repetindo a palavra frase o tempo todo porque é sobre elas que estou escrevendo), omissões de repetição (porque você já sabe que é sobre elas que escrevo, e sabe elas quem...), sinônimos, paráfrases, informações extratextuais (eu tento regular a maneira de explicar de acordo com o que leio ali em cima, e estou lendo que você está no ensino médio).

Resumidamente, é isso. Se você estiver interessada, te indico um livrinho excelente, de fácil leitura e que explica o assunto mais a fundo. É só pedir. E, qualquer dúvida, é só perguntar. 
1 5 1
escreve sobre o dia em que você encontrou uma rede social de estudos e tinha gente online, sem ser professor, pra bater altos papos sobre redação. Isso é surreal :)
Troca os nomes, as datas, o lugar, o país!
Redação ??? kkkkk NUNCA rsrs
não entendi o outro comentário "Troca os nomes, as datas, o lugar, o país!" como assim ?
Das histórias do seu diário, troque as informações!