Respostas

2014-07-20T00:21:40-03:00
MU significa movimento uniforme. Na Cinemática é o estudo que pretende descrever um objeto movimentando pelo espaço com velocidade constante. Significa que o espaço varia em função do tempo.

A equação horária que determina o movimento é:

S = So + Vt

Onde S é o espaço, So é o espaço inicial, V a velocidade e t o tempo.

Como você pode observar, V é o coeficiente angular

Se não percebeu, note que a equação é uma função do primeiro grau:

F(x) = b + axou Y = ax + b

Onde Vt é como se fosse ax e So como b. Você pode valer das mesmas regras da função do primeiro grau para obter os valores de So e V.

MUV significa "Movimento Uniformemente Variado" e representa um movimento onde a Velocidade agora vaira em função do tempo. Se o objeto tem uma velocidade, logo o espaço percorrido vai variar também.

A função horária da velocidade em função do tempo é:

V = Vo + at

Onde V é a velocidade, Vo é a velocidade inicial, a é aceleração do objeto e t é o tempo.

Bem como a função horária do espaço pelo tempo, a função é do primeiro grau e usa das mesmas regras.

Acontece que, neste estudo, como o objeto está se locomovendo, impreterivelmente o espaço está variando também. Neste caso, temos a função horária do espaço em função do tempo, mas ai envolve tanto a velocidade que no caso varia, como a aceleração.

Então segue:

S = So + Vot + \frac{at^2}{2}

Note aqui que esta função é do segundo grau. Como a função do primeiro grau, você pode tomar das regras matemáticas para obter os valores da função.

Por ser uma função do segundo grau, a curva será uma parábola. Salvo se você estiver estudando o lançamento de um objeto, o ponto que irá descrever o movimento será a partir do vértice da parábola. Se for acelerado, a parabola será virada para cima ou se for movimento retardado, a parábola terá sua curva para baixo.

No MUV existe a famosa equação de Torriceli, Esta equação ajuda descobrir valores de deslocamento de espaço ou o valor da velocidade sem necessidade de saber o tempo.

A formula é expressa por:

V^2 = Vo^2 + 2a \Delta S

Onde \Delta S é a variação do espaço percorrido.

Bom... Isso que é o que eu me lembro de cabeça deste assunto... Espero que ajude...