Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-07-20T12:25:39-03:00
Se os hebreus forem os habiru das crônicas assírias e egípcias, trata-se de um povo antigo, mais espalhado e dos quais temos poucas notícias. Em um determinado momento os habiru foram sinônimo de salteadores. 
Depois desapareceram da história. 

Já Israel é a nação antiga mais conhecida que se tem. 
Não tanto pela arqueologia (na qual é pouco representativa), mas pelo documento que hoje compõe a Bíblia, e que não tem paralelo em qualquer outra civilização. 
Por ela sabemos sobre o cotidiano doméstico, as leis rituais, as lutas pelo poder e até detalhes da construção de suas obras religiosas, o que nos dá a impressão (certa ou não) de ser o povo mais devoto daquele tempo, quase uma teocracia real. 

Pela arqueologia, os vestígios israelitas não eram muito diferentes das culturas do corredor cananita. Era o mesmo estilo de construção, os materiais, o traçado das cidades e aldeias. 
As únicas diferenças tomadas como padrão são a relativa pobreza de temas decorativos e a ausência de vestígios do consumo de suínos. 
Uma aldeia nessas condições presume-se que era israelita. 

Também segundo a Bíblia, o patriarca epônimo de Israel era um descendente dos hebreus, que continuavam habitando em Pada-Arã. Contudo, Israel era apenas parte dos hebreus.