O excesso de nutrientes no ambiente aquático pode levar a proliferação de certas espécies de algas que causam o fenômeno da maré vermelha. Por associação de ideias, a expressão "maré negra" começou a ser usada para outro tipo de poluição dos mares. Responda:

a) A que tipo de poluição esta expressão se refere?

b) Quais os efeitos desse tipo de poluição sobre a vida aquática?

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-20T18:55:12-03:00
A) Maré Negra refere-se à poluição do ambiente aquático com petróleo, que pode ter resultado de uma catástrofe, nomeadamente um naufrágio de um petroleiro. 

b) A existência de petróleo na água, faz com que o revestimento dos peixes fique envolvido por crude, o que dificulta as trocas gasosas pelas brânquias causando a sua morte por asfixia. 
No caso das aves marinhas, se pousarem nestas águas, as suas penas ficam cobertas, impedindo-as de voar e de manterem a termo-homeostasia (por mecanismo de termorregulação). 
Dado que o petróleo é preto e espesso, pode impedir a passagem da radiação para a água, o que dificultará ou impedirá a realização da fotossíntese pelas algas marinhas, o que as matará. 

Ora em questão de estética, como deve calcular, ninguém quer ver uma praia devastada por uma tragédia ou nutrir seus corpos num belo banho de petróleo, portanto, as "marés negras" afastam o turismo, trazendo graves prejuízos turísticos. Para além disso a fauna e a flora ficam destruídos. 

Em relação à redução de vida aquática, os pescadores verão a sua atividade piscatória reduzida, o que lhes confere graves prejuizos. 

:) Espero ter ajudado! Com certeza existirão mais consequências, porém não me lembro de mais!

6 4 6