Respostas

2014-07-20T19:13:47-03:00
Taí um filme imperdível: "Sombras de Goya", se você ainda não viu, veja, é belíssimo.
“Sombras de Goya” é um filme que conta um pouco da história do grande pintor espanhol Goya, e fala da terrível Inquisição do século XVIII.
O filme mostra como o terror da Inquisição, influenciou a pintura do artista.
Os padres carrascos da época, ao verem as litografias do pintor (Goya foi o primeiro artista a perceber as infinitas possibilidades de expressões da litografia, sendo considerado seu inventor), logo decidiram pela sua condenação, por achá-las ereges. Mas, um dos mais influentes inquisidores chamado Frei Lorenzo, o protege.
Sendo extremamente vaidoso, quer ser pintado pelo maior artista da Espanha. Já sabia que ele era o pintor oficial do rei Carlos IV.
Enquanto isso acontece, os inquisidores levam para as masmorras católicas uma jovem de família rica, que já tinha sido retratada por Goya, apenas por ela ter rejeitado carne de porco numa taberna, sendo acusada de judaísmo. O pai da moça recorre ao pintor, por saber de sua ligação com os padres inquisidores.
Mas os inquisidores, cegos de cobiça pelo ouro espanhol, viam em qualquer judeu uma ameaça, e recusam qualquer piedade em relação à moça.
Frei Lorenzo, a pedido de Goya e da família da moça judia, vai às catacumbas conhecer a tal moça que foi torturada e termina por estuprá-la.
O filme é intenso e forte, apesar de mostrar muitas vezes cenas de pura poesia.
Estes personagens e os horrores da guerra, com os seus fantasmas, alimentam a pintura de Goya, testemunha atormentada de uma época turbulenta.
E temos ainda o prazer de ver durante o filme, várias obras belíssimas do pintor.
RITA VAZ
1 5 1
obrigada
muito bom o texto, esclarecedor vlw
grata
por nada
A melhor resposta!
2014-07-20T19:14:41-03:00
Resumo sobre o filme "Sombras de Goya"

Em 1792, Espanha bobinas em meio ao tumulto e revolta da Revolução Francesa. Francisco Goya (Stellan Skarsgård) é um pintor de renome, que, entre outros, faz retratos da família real como o pintor da corte do Rei e Rainha. 

A Inquisição espanhola é perturbada por parte da obra de Goya. Irmão Lorenzo (Javier Bardem) é a contratação de Goya para pintar um retrato e defende-lo, dizendo que suas obras não são maus, eles só mostram o mal. Ele recomenda a Igreja intensificar a luta contra práticas anti-católica. Ele pede e é encarregado de intensificar a Inquisição. 

Quando posando no estúdio de Goya, Lorenzo pede Goya sobre uma jovem modelo que ele usa, Ines (Natalie Portman), filha de um rico comerciante, Tomas Bilbatua (Jose Luis Gomez). Inés é descoberto por espiões da Inquisição (treinado por Lorenzo) declinando um prato de carne de porco em uma taverna. O Santo Ofício da Inquisição Inés ordens para vir para o Office. Lá, ela é presa e acusada de "judaizar", isto é, espalhando rituais judaicos, porque ela não comer carne de porco à noite outros. Ela é despida e torturada por strappado ("colocar à pergunta"), confessa, e é preso. 

Tomas pede ajuda Goya, que por sua vez pede Lorenzo para descobrir sobre a situação Ines '. Lorenzo Ines visitas na prisão dizendo-lhe que ele está prestes a ajudá-la. Ele se oferece para orar com ela, mas sim a estupra. Em um jantar na casa de Tomas ", onde ele e Goya são convidados, Lorenzo defende" A Questão ": ele argumenta que se o acusado é realmente inocente, Deus vai dar-lhe a força de negar a culpa, então uma pessoa que confessa deve ser culpado. Tomas não concorda: ele argumenta que as pessoas vão confessar nada sob tortura, e Goya concorda. Para provar isso Tomas elabora uma declaração que diz que Lorenzo confessa ter sido um macaco, e, com a ajuda de seus filhos, não deixar que Lorenzo deixar a menos que ele concorda em assiná-lo. Goya pede para Lorenzo, sem sucesso, Goya tem permissão para sair e faz. Eles torturam os sinais Lorenzo e ele. Tomas promete destruir o documento depois de Ines é liberado. Lorenzo dá uma grande quantidade de ouro para a Igreja, esperando que ele vai convencer o Santo Ofício para considerar clemência. 

Lorenzo pede para Inês, mas o Inquisidor Geral Padre Gregorio, ao aceitar o dinheiro, se recusa, já que Inês confessou. Lorenzo novamente Ines visitas na prisão e, oferecendo-se para orar com ela, a seduz novamente. Tomás traz o documento para o rei, Carlos IV (Randy Quaid). Lorenzo agora é um embaraço para a Igreja espanhola e é banido. Ele foge. Retrato de Lorenzo é confiscada pela Igreja, e é incendiado em público. 

Quinze anos se passam, e Goya está no auge de sua criatividade, mas ele tornou-se surdo. O exército francês sob Napoleão invade a Espanha, abolindo a Inquisição e liberta os prisioneiros. Lorenzo torna-se promotor-chefe de Napoleão contra o seu ex-aliados espanhóis. (Esta reviravolta na lealdade Lorenzo poderia ter sido inspirado pela carreira de Juan Antonio Llorente.) Inés, que se dizia ser julgado, foi realmente deixado a perecer nas masmorras até agora. Ela deu à luz uma filha na prisão, e, ao visitar sua antiga casa e encontrar sua família morta, vira-se para Goya ajuda para encontrar seu filho, que foi tirada logo após o nascimento. Lorenzo é o pai, que é constrangedor para ele, e ele envia Ines, cuja sanidade sofreu na prisão, para um asilo. Lorenzo procura por sua filha em um orfanato, e ele aprende com as freiras o nome dela é Alicia. Ela havia fugido do orfanato alguns anos antes. 

Em Garden Park, Goya encontra uma prostituta chamada Alicia (também interpretada por Natalie Portman), que parece idêntico ao Ines. Ele vai para Lorenzo pedindo Ines para que ele possa reunir-la com sua filha. Lorenzo vai ver Alicia, pedindo-lhe para deixar a Espanha para a América, mas ela se recusa a oferta. Goya encontra Ines, e suborna o gerente de um asilo para libertá-la. Lorenzo prisões, um grupo de prostitutas em uma pousada, incluindo Alicia, para deportá-los para a América. Mais tarde, Inês encontra um bebê abandonado deixado por uma das prostitutas e em seu delírio acredita que o bebê para ser sua filha perdida. 

Os britânicos conquistam as tropas francesas. Lorenzo é preso como ele está fugindo. Os espanhóis restabelecer a Inquisição, que Lorenzo sentenças à morte. Oficiais da igreja estão dispostos a perdoá-lo se ele se arrepender, e desejo Lorenzo para fazê-lo até o último momento no local da execução no centro da cidade.

Espero tê-la ajudado! :) 
1 5 1
muito obg, sua resposta foi de grande ajuda
vlw
De nada! :)