07. Um conhecido autor de contos fantásticos associou o tempo restante de vida de certa personagem à duração de escoamento da areia de uma enorme ampulheta. A areia escoa, uniforme, lenta e inexoravelmente, à razão de 200 gramas por dia. Sabendo-se que a ampulheta comporta 30 kg de areia, e que 2/3 do seu conteúdo inicial já se escoaram, quantos dias de vida ainda restam à tão infeliz personagem?

2

Respostas

2014-07-20T20:46:49-03:00
2/3 de 30=20Kg
restam 10 Kg
200g por dia= 1Kg por 5 dias
se 1Kg=5dias
10kg=50
Restam 50 dias de vida ao personagem. :)
A melhor resposta!
2014-07-20T20:51:52-03:00
Se 30000gramas é o total e a cada dia 200 gramas de areiam escoam, basta apenas dividir esses valores. 30000/200=150.
Como 2/3 do conteúdo inicial já foi escoado resta apenas 1/3 do tempo total.
Logo,  150/3= 50

Restam 50 dias de vida.
1 5 1