Identifique o núcleo do sujeito e do predicado dos provérbios a seguir:
a) Um pequeno vazamento eventualmente afunda um grande navio.
b) Um dia do sábio vale mais que a vida do ignorante.
c) Águas mansas não fazem bons marinheiros.
d) As boas contas fazem os bons amigos.
e) Um grama de exemplos vale mais que uma tonelada de conselhos.

2

Respostas

2014-07-22T00:45:45-03:00
S=um pequeno fasamento
P=um grande navio

S=um dia do sabio
P=vale mais

S=aguas
P=fazem bons marinheros

S=Amigos
P=as boas contas

S=conselhos
P=um grama de explos

Espero te ajudado
2 5 2
A melhor resposta!
2014-07-22T01:39:22-03:00
Núcleo do sujeito é a palavra mais importante do sujeito, ou seja, é o sujeito em si, sem adjuntos.

Na alternativa "a" o núcleo do sujeito é "vazamento".
Na alternativa "b" o núcleo do sujeito é "dia".
Na alternativa "c" o núcleo do sujeito é "águas".
Na alternativa "d" o núcleo do sujeito é "contas".
Na alternativa "e" o núcleo do sujeito é "grama"

Do mesmo modo, o núcleo do predicado é a palavra mais importante do predicado, ou seja, do que se diz a respeito do sujeito.

Na alternativa "a" o núcleo do predicado é "afunda".
Na alternativa "b" o núcleo do predicado é "vale".
Na alternativa "c" o núcleo do predicado é "fazem".
Na alternativa "d" o núcleo do predicado é "fazem".
Na alternativa "e" o núcleo do predicado é "vale".

Obs.: Todo predicado verbal tem um verbo com núcleo.
2 5 2