Leia a poesia abaixo:Canção do exílio (Gonçalves Dias)Minha terra tem palmeiras,Onde canta o Sabiá;As aves, que aqui gorjeiam,Não gorjeiam como lá.Nosso céu tem mais estrelas,Nossas várzeas têm mais flores,Nossos bosques têm mais vida,Nossa vida mais amores.Em cismar, sozinho, à noite,Mais prazer eu encontro lá;Minha terra tem palmeiras,Onde canta o Sabiá.Minha terra tem primores,Que tais não encontro eu cá;Em cismar - sozinho, à noite-Mais prazer eu encontro lá;Minha terra tem palmeiras,Onde canta o Sabiá.Não permita Deus que eu morra,Sem que eu volte para lá;Sem que desfrute os primoresQue não encontro por cá;Sem qu'inda aviste as palmeiras,Onde canta o Sabiá.Disponível em: <http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/exilio/index01.html>. Acesso em: 26 jun. 2014.De acordo com a poesia de Gonçalves Dias intitulada Canção de Exílio, publicada em 1843, produzida no período conhecido como Romantismo, é correto afirmar:

1-Nessa época, no Romantismo, eram publicadas obras que exaltavam as terras, aves e toda a beleza e natureza nacional, visto que o nacionalismo era crescente.

2-Nesse período, são exaltados os valores portugueses em detrimento aos valores brasileiros, pois o Brasil sofria com o desmatamento e a seca do Nordeste.

3-Durante esse momento, o poeta estava deprimido e se embriagava pelas ruas do Rio de Janeiro, tanto que esse poema foi retirado de suas mãos quando o autor caiu na sarjeta.

4-No Romantismo, as pessoas pregavam e priorizavam a individualidade, por isso, Gonçalves Dias pensava somente em si mesmo e em seu estado emocional quando escreveu esses versos conhecidos nacionalmente.

5-
Durante o período conhecido como Realismo, Gonçalves Dias escreveu esses versos em Portugal, enquanto estava exilado, com saudades de sua terra natal, o Brasil.

1

Respostas

2014-07-22T21:51:26-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Atendendo o enunciado:
5-Durante o período conhecido como Realismo, Gonçalves Dias escreveu esses versos em Portugal, enquanto estava exilado, com saudades de sua terra natal, o Brasil.
1 4 1