Respostas

2014-07-22T12:15:53-03:00
A ligação covalente sempre compartilha elétrons, ex. glicose. E a iônica doa esses elétrons, é entre um metal e um ametal.
1 1 1
Mas tem alguma regra? Tipo: Ligação Covalente só quando for entre dois ametais? Isso que me confunde, não sei quando fazer qual.
A melhor resposta!
2014-07-22T13:04:10-03:00
Tem a ver com a eletronegatividade dos átomos da ligação. quando a diferença de eletronegatividade é muito grande é como se o átomo puxasse os elétrons de forma mais intensa, gerando uma "doação de elétrons" por parte do outro átomo ao qual esse muito eletronegativo está ligado. isso é a ligação iônica. por precisar dessa grande diferença de eletronegatividade, essa ligação geralmente ocorre entre metais (q ficam do lado esquerdo da tabela) e ametais (q ficam na extrema direita da tabela), ja q a eletronegatividade vai aumentando conforme se sobe e vai pra direita na tabela.

ja a ligação covalente ocorre entre átomos que não tem uma diferença muito grande de eletronegatividade (inclusive, as vezes não tem nenhuma diferença, como nas moléculas simples O2, H2 etc). dessa forma, os elétrons não são puxados tão forte e são somente "compartilhados". logo, ocorre entre ametais (ametal + ametal), e entre ametais e o hidrogênio (pq não ficam com uma diferença mt grande de eletronegatividade). entre metais e metais ja é ligação metálica, como vc deve saber.

espero ter ajudado :)
2 5 2