Respostas

2013-08-01T13:37:15-03:00
MÉTODO ESTRUTURALISTA 

Parte da investigação de um fenômeno concreto, abstraindo para modelar o objeto e vice-versa, dispondo, na segunda etapa, de um modelo para analisar a realidade concreta dos diversos fenômenos.
MÉTODO FUNCIONALISTA 

Método de interpretação que parte do pressuposto que a sociedade é formada por partes componentes diferenciadas e interdependentes. 
MÉTODO TIPOLÓGICO 

Ao comparar fenômenos sociais complexos, o pesquisador cria tipos ou modelos ideais, construídos a partir da análise de aspectos essenciais do fenômeno. 
MÉTODO ESTATÍSTICO 

Reduz fenômenos sociológicos, políticos, econômicos, entre outros, a termos quantitativos e a manipulação estatística. 
MÉTODO MONOGRÁFICO 

Consiste no estudo de determinados indivíduos, profissões, condições, instituições, grupos ou comunidades, com a finalidade de obter generalizações.
MÉTODO COMPARATIVO 

O método comparativo é usado tanto para comparações de grupos no presente, no passado, ou entre os existentes e os do passado, quanto entre sociedades de iguais ou de diferentes estágios de desenvolvimento. 
MÉTODO HISTÓRICO 

Partindo do principio de que as atuais formas de vida social, as instituições e os costumes têm origem no passado, é importante pesquisar suas raízes, para compreender sua natureza e função.
MÉTODO DIALÉTICO 

O método dialético é um meio do diálogo, da contraposição e contradição de ideias que leva a outras ideias.
MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO 

O Método hipotético-dedutivo consiste na construção de hipóteses, que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, para verificar quais são as hipóteses que persistem como válidas, resistindo as tentativas de falseamento, sem serem recusadas.
MÉTODO DEDUTIVO 

O método dedutivo, ao contrário do indutivo, parte de um conhecimento amplo para uma conclusão particular, que, para ser verdadeira, é necessário que todas as premissas também sejam.
MÉTODO INDUTIVO 

É o método que, a partir de premissas particulares, adquire conclusões gerais prováveis, mas nem sempre verdadeiras, produzindo assim novos conhecimentos.
Espero ter ajudado. Abraço
2 1 2