Respostas

2014-07-22T17:48:15-03:00
A revolução francesa foi um importante fato ocorrido na França. A queda da bastilha de 1789 marcou o inicio da revolução. As pessoas invadiram a bastilha em busca de armas e para libertar os presos, que era quase sempre contra o rei, pois lá era a prisão de quem o rei condenava. O que gerou a revolução foi a insatisfação do povo, pois o clero e a nobreza não pagavam impostos e viviam no luxo. O lema da revolução era liberdade, igualdade e fraternidade. Essas repercussões chegaram no Brasil, o que gerou a inconfidência mineira e a conjuração baiana
3 4 3
A melhor resposta!
2014-07-22T17:52:36-03:00
Revolução Francesa: 
A Revolução Francesa trata de acontecimentos que acontecerem e mudaram a política do país entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799 e foi um dos maiores acontecimentos da humanidade.Neste intervalo de tempo, houve a convocação dos Estados Gerais, juntamente com a queda de Bastilha, além do golpe de estado de Napoleão Bonaparte, mais conhecido como 18 de Brumário.Foi a Revolução Francesa  que estimulou o início da Idade Contemporânea e seu principal benefício foi a eliminação da escravidão, a servidão e os direitos feudais, a promoção da liberdade e dos direitos individuais e da sociedade que foram conquistados.Mas antes de tudo isso acontecer na França ocorreu os sistemas de governo como ditadura, impérios e monarquia constitucional.
Os principais motivos que geraram o surgimento da Revolução Francesa foram os seguintes:A crise financeira sofrida pelo país antes da revolução (uma das principais causas).Os envolvimentos da França na Guerra de Independência dos Estados Unidos, além da participação e derrota na Guerra dos Sete Anos, resultaram em motivos bélicos para o surgimento da crise e também para a insatisfação geral do povo.As finanças e os custos gerados pela Corte de Luís XVI foi um dos fatores para a crise financeira. Os tributos estavam pesados para o povo e, com a isenção de pagamentos de impostos para os Privilegiados, além dos gastos supérfluos da Corte, pesaram muito na balança da insatisfação do povo.A Revolução Francesa pode ser dividida em quatro partes, cada uma delas com suas características e estágios diferentes:· O primeiro período foi a Assembleia Constituinte e ocorreu entre 9 de julho de 1789 até 30 de setembro de 1791.· O segundo período foi a Assembleia Legislativa e ocorreu entre 8 de outubro de 1791 até 7 de setembro de 1792 aproximadamente.· Logo depois veio a Convenção Nacional, ocorrida entre 20 de setembro de 1972 até 26 de outubro de 1795.· Por fim, veio o Período do Diretório, ocorrido até 1799.Espero ter ajudado! :) 
2 4 2