Respostas

A melhor resposta!
2014-07-22T17:47:07-03:00


Pelo o que eu saiba, você precisa fazer o MMC, e depois dividir pelo denominador, e o resultado multiplicar pelo numerador, quando fizer isso com todas as frações, é só riscar o denominador, esquecer ele. Lembrando que quando o numero não tem denominador, se coloca o 1..


Deve ser isso

1 5 1
2014-07-22T17:48:12-03:00
Via de regra, você cancela os fatores comuns de numeradores com os de denominadores, e cancela os sinais negativos duplos: 

( -1/12) . (-15/6) = + (1 / (2²×3) ) × (3×5/(2×3) ) = (1 / (2²×3) ) × (5/2) = 5 / (2³×3) = 5/24 

(+6/8) . (+15/6) = (1/8)× 15 = 15 / 8 

( +6/8). (+5/9) = (2×3 / 2³) × (5/3²) = ( 1 / 2²) × 5 = 5 / 4 

(+3/7) . (-14/15) = - ( 3 / 7) × ( 2×7 / (3×5) ) = - 1 × 2/5 = - 2 / 5 

(-14/20).(15/18) = - ( 2×7 / (2² × 5) )×( 2×5 / (2×3²) ) = - (7 / 2²)×(1 / 3²) = - 7 / 36 

(+9/4).(-6/15) = - (3² / 2²)×( 2×3 / (3×5) ) = - (3² / 2) × (1 / 5) = - 9 / 10 

(-28/15).(+35/14) = - ( 2²×7 / (3×5) ) × ( 7×5 / (2×7) ) = - (2×7 / 3)× 1 = - 14 / 3 // 

---- 

O método é o mesmo, mas você pode começar simplificando a própria fração: 

1/12 . 15/6 = 1/12 × (3×5 / (2×3)) = 1/12 × ( 5 / 2) = 5/24 //