O bário (Ba) é um elemento químico usado na fabricação de velas para motores, pigmento para papel e fogos de artifícios ,entre outros. Sabendo que esse elemento possui número de massa igual 137 e número atômico igual a 56, seus números de prótons, nêutrons e elétrons, são respectivamente:

a) 56,56 e 81.
b) 81,56 e 56.
c) 56,81 e 56.
d) 56,81 e 81.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-22T18:01:21-03:00
A = Z + N , onde:
A ~~> número de massa (137)
Z ~~> número atômico ou número de prótons (56)
N ~~> número de nêutrons (?)

137 = 56 + N
N = 137 - 56
N = 81

Número de prótons já foi dado no exercício, é o próprio número atômico = 56.
Número de nêutrons foi calculado acima = 81
Número de elétrons é igual ao número de prótons, pois o átomo é eletricamente neutro. e = 56

c) 56, 81, 56
1 5 1
2014-07-22T18:04:01-03:00
A=P+N
137=56 +N
137-56=N
81=N
alternativa correta C