Respostas

A melhor resposta!
2014-07-22T20:58:08-03:00


As redes geográficas, e mais particularmente a rede urbana, sua mais importante manifestação, têm sido objeto de meu interesse desde os primeiros anos da década de 1960, quando sob a influência de Lysia Bernardes, com quem  trabalhava então na antiga Divisão de Geografia do IBGE, voltei-me para a temática, que me acompanhou em toda a carreira. Sua presença se fez quando de minha vinculação à geografia francesa, influenciado por Michel Rochefort e Raymond Dugrand, à geografia temático-quantitativa, com a forte influência de Brian Berry, e à geografia crítica, com Milton Santos e David Harvey. O interesse pelas redes geográficas permaneceu, convivendo com o interesse pela geografia cultural, quer saueriana, quer em sua versão renovada. Afinal, por que Carl Sauer e Denis Cosgrove não podem conviver com Brian Berry e Raymond Dugrand? Cada um, a seu modo, contribui para tornar inteligível a ação humana sobre a superfície terrestre, da qual lugares centrais, centros especializados, paisagem cultural e ícones de lugares são construções reveladoras. O interesse pelas redes geográficas levou-me a estudar e produzir textos de natureza conceitual, com proposições operacionais, e a realizar estudos empíricos nas escalas espaciais, nacional, macrorregional e em regiões menores. Levou-me também à orientação de dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a temática em pauta. O presente texto é um esforço de reunir muito do que aprendi e sistematizei com base na experiência de pesquisador e de docente. O texto tem a forma de pequenas reflexões sobre alguns pontos em que as redes geográficas podem ser abordadas. Longe de esgotar o assunto, contribui para torná-lo mais inteligível e, por isso mesmo, objeto de debates. Antes de apresentar as reflexões, é conveniente elucidar que entendemos por rede geográfica o conjunto de localizações humanas articuladas entre si por meio de vias e fluxos. Nesse sentido, ela constitui caso particular de rede em geral, esta forma que advém da topologia. Sua importância para a geografia, como se tentará evidenciar, é enorme, pois é parte fundamental da espacialidade humana.

1 5 1
2014-07-22T21:49:12-03:00
Redes geograficas é o conjunto de linhas imaginarias formadas por paralelos e meridianos que servem para localizar qualquer ponto na superficie terrestre
2 3 2