Dado um eletroscópio de folhas eletricamente neutro, um corpo eletrizado A se aproxima do eletroscópio eletrizando-o por indução. Neste momento é estabelecida uma ligação terra ao eletroscópio, e antes que o corpo A seja afastado, a ligação terra é desfeita. Quando o corpo A finalmente é afastado, o eletroscópio encontra-se eletrizado positivamente, negativamente, ou neutro? Por quê?

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-22T22:31:27-03:00
O corpo A se encontra neutro, porque o corpo A estava em contato com o eletroscópio no momento em que o eletroscópio estava ligado a terra. o eletroscópio ''serviu como um fio terra'' para que as cargas negativas se deslocassem até neutralizar o corpo A.
1 5 1
Mas no caso, o corpo A não toca o eletroscópio, ele apenas se aproxima. Neste caso, como fica o eletroscópio?
Neste caso, o corpo A induziu a separação das cargas no eletroscópio. Logo, o eletroscópio ficou eletrizado. Se o corpo A estiver eletrizado negativamente, o eletroscópio vai ficar eletrizado positivamente devido ao fato de que suas cargas negativas que foram separadas das positivas vão ''escoar'' em direção a terra. Logo vai haver um maior número de cargas positivas do que negativas, deixando o eletroscópio eletrizado positivamente.
Caso o corpo A esteja eletrizado positivamente, o eletroscópio irá receber elétrons da terra e ficará eletrizado positivamente.
Obrigada! :)