Respostas

A melhor resposta!
2014-07-23T14:50:07-03:00
Pouco se pode falar em outra função laboral da mulher na época colonial, que não fosse a constituição da família e o simples objeto de posse, prazer masculino e procriação.             Já naquela época fazia-se aflorar a discriminação enraizada na esteriotipação das classes entre os sexos e dentro do próprio sexo feminino, tendo em vista que a mulher branca tinha função matrimonial e maternal, enquanto que as negras nativas contribuíam apenas com o corpo para a satisfação do prazer, dentro outras atividades de menor valor.             De acordo com SAMARA1, a função das mulheres na época colonial restringia-se “ao bom desempenho do governo doméstico e na assistência moral à família, fortalecendo seus laços.”                 As camponesas, por exemplo, trabalhavam muito, pois tinham que cuidar das crianças, fiavam a lã, teciam e ajudavam a cultivar as terras. As mulheres com um nível social mais alto tinham uma rotina igualmente atribulada, pois administravam a gleba familiar quando seus maridos estavam fora. Também cabiam a essas mulheres o atendimento aos doentes e a educação das crianças.             Outra atividade da época onde se utilizava do trabalho feminino era o comércio. As vendedoras se intitulavam “negras de tabuleiro” e, na maioria das vezes, o comércio era feito por mulheres cativas. O desempenho dessas mulheres na época era tamanho, que a própria legislação portuguesa prestigiou o trabalho delas, reservando-lhes uma parte do mercado de comércio de doces, bolos, frutos, melaço, queijo, leite, hóstias, agulhas,alfinetes, etc.             Naquela época, as mulheres nunca podiam ocupar cargos de destaque. Elas eram sempre consideradas como aprendizes em todas as atividades que desenvolviam.                 Na época do Império, as mulheres continuavam sendo discriminadas, inclusive na constituição política sua existência era praticamente ignorada, não tendo sequer o direito ao voto, pois a maioria delas era analfabeta.                     As mulheres era completamente abandonadas pelo Estado e viviam enclausuradas em seus lares. As mulheres solteiras auxiliavam a mãe nos afazeres domésticos e as casadas acompanhavam os maridos, carregando seus pertences e lhes servindo constantemente.
1 5 1
2014-07-23T15:24:42-03:00
Com certeza, a mulher antigamente não tinha direito nem de votar,sem contar que a maioria ainda era submissa ao marido,nos dias de hoje alem da mulher esta cada vez ganhando avanço no mercado de trabalho e tem como lutar pelos seus direitos,principalmente depois que surgiu a lei Maria da penha  e a lei contra violência sexual.l sem falar em outras que muitas pessoas ainda não conhecem