Respostas

2014-07-23T14:47:05-03:00
Me confirma se a resposta é sete?
sim, é 7!
Então, a2-a4=-14 certo? então a4=a2+14 (só troquei de lado), como é uma pa e entre a2 e a3 ainda tem um numero, a razão só pode ser sete.
A melhor resposta!
2014-07-23T15:31:40-03:00
Ok vamos la:
   seja a progreçao aritmética:               a1+a3=8-----------(1)
  a1;a2;a3;a4;a5;.........an                      a2-a4=-14---------(2)

e segum a propriedade da média aritmética observe que:
       a1+a3/2=a2                     e        a2+a4/2=a3
 entao:
      a1+a3=2a2 -------(I)           e          a2+a4=2a3---------(II)
 agora.
 substituimos  (1) em(I)      
        8=2a2⇒a2=4.....................................................................(III)
substituimos  (III) em (2) temos.
        4-a4=-14⇒ a4=10...............................................................(IV)
Agora substituimos  (IV)e((III) em (II) asim:
     4+10=2a3⇒ a3=7.................................................................(V)
por utimo  substituimos (V)em(1)
    a1+7=8⇒ a1=1.....................................................................ok
 entao  a1;a2;a3;a4 é
           substituindo os valores obtidos.
           1;4,7,10............an
razao é r=4-1=3 ou 7-4=3 assim .......................etc
entao a razao é  r=3
                                 espero ter ajudado
1 5 1