Respostas

A melhor resposta!
2014-07-23T15:35:21-03:00
É  um bom conhecimento, domínio e as tratativas do assunto em pauta para se ter um bom diálogo com os interlocutores.
2 5 2
2014-07-23T15:35:32-03:00
Diálogo em filosofia representa, primeiro em Sócrates, e depois em Platão, o processo de busca da verdade através deperguntas e respostas. Diálogos é de resto o nome da obra de Platão, em que cada diálogo tem o nome do seu principalinterlocutor.
Só o ser humano consegue dialogar, o que faz do diálogo uma característica própria e única do ser humano.
A capacidade de se dirigir e de responder ao outro, como igual, estabelecendo assim uma relação, e o comunicar com ooutro através da linguagem permite o acesso ao pensamento e à representação. O diálogo é a troca de ideias e é ondese formam também algumas ideias.
O diálogo pressupõe a reciprocidade existencial e esta pressupõe a diferença e a semelhança, já que é devido àdiferença que se pode enriquecer com a comunicação. O diálogo alarga os horizontes da exigência do pensamento, poispara se responder e argumentar as ideias tem de se fazer uso do raciocínio. Os Diálogos de Platão mostram o processode elaboração do pensamento, e a dialética não é mais do que a arte do diálogo ou da discussão. As objeções deSócrates obrigam o seu interlocutor a procurar uma verdade que este pensava já possuir. Da opinião à verdade, doparticular ao universal, o diálogo é o próprio caminho da filosofia.
Segundo Platão, o pensamento é o diálogo da alma consigo mesma.
A filosofia contemporânea e especialmente a fenomenologia dão ao diálogo uma importância primordial, porque ele éconstitutivo de um mundo verdadeiramente humano, isto é, de um mundo comum mas composto de diferenças

1 1 1