Respostas

2014-07-23T19:26:11-03:00
Verbo Transitivo é que precisa de complemento
Verbo Intransitivo Não precisa de complemento
3 3 3
A melhor resposta!
2014-07-23T19:45:33-03:00
Veja bem: Verbo intransitivo é aquele que NÃO precisa de complemento.
Ex.: Ele morreu. (morrer já tem significado em si, não precisa falar mais nada).

Verbo transitivo direto precisa de complemento, mas sem preposição.
Ex.: Eu comi um bolo. (comi O QUÊ?)

Verbo transitivo indireto precisa de complemento com preposição.
Ex.: Eu conversei com ele. (conversei COM quem?)

Ou seja, no verbo transitivo DIRETO eu pergunto O quê ou quem. No transitivo INDIRETO eu pergunto de quê? de quem? a quê? a quem? para quê? para quem?, uso uma preposição (de, para, com etc).


4 5 4