Respostas

2014-07-23T20:26:43-03:00
Erros:
* Um jogador que está no fundo da quadra realiza um bloqueio.
*O jogador empurra a bola em invés de acerta-la. Este movimento é denominado carregar.
* O jogador saca quando não está na posição 1.
*O jogador está fora de posição na hora do saque.
*O jogador leva mais de 8 segundos para sacar.
*A não ser no bloqueio, o toque de bola no bloqueio não é contabilizado.
*A invasão por baixo de mãos e pés é permitida apenas se uma parte dos membros permanecer em canto a linha central.
*Os " dois toques" são permitidos no primeiro contato do time com a bola, desde que ocorram em uma "ação simultânea" a interpretação do que é ou não é " simultâneo" fica a cargo do juiz.
* No momento do saque, os jogadores que estão na rede pulam e/ou erguem os braços, como intuito de esconder a trajetória da bola dos adversários, Esta falta é denominada screening.
* no momento do saque o jogador pisa na linha de fundo ou na quadra antes de fazer o contato com a bola.
CORREÇÃO 
01 - O jogador faz os movimentos dos braços simulando um bloqueio (não é necessário tocar na bola), na bola quando à sua frente, à sua esquerda e à sua direita. Nas duas últimas bolas (esquerda/direita), ele movimenta os braços, ligeiramente para direita e/ou para esquerda. Para a execução correta do fundamento, é essencial que a angulação dos braços, em relação à rede, seja semelhante à apresentada na figura anterior - aproximadamente 130 graus.
02 - O jogador sobre a plataforma. O treinador/colaborador, do outro lado da rede, com os pés no chão, ataca uma bola, em frente ao corpo do jogador (figura a seguir). O jogador aguarda e, no momento exato, eleva os braços e faz o bloqueio.
03 - Idem 02, com o ataque ligeiramente à esquerda do corpo do bloqueador. Este, eleva os braços, movimenta-os para esquerda e executa o bloqueio.
04 - Idem 03, com o ataque ligeiramente à direita.
05 - O treinador/colaborador alça a bola para ele mesmo, faz um discreto movimento no tronco para indicar para onde vai atacar e ataca, de modo aleatório, tanto na frente do corpo, quanto à direita/esquerda. O Bloqueador, olhando fixamente para os movimentos do tronco e dos braços do treinador/colaborador, aguarda e, no momento exato, eleva os braços e executa o bloqueio.
06 - O jogador de pé sobre uma plataforma e o treinador/colaborador na quadra oposta, também sobre uma plataforma, atacando a bola em frente ao corpo do bloqueador (figura a seguir). Este, aguarda, e no momento exato, eleva os braços e executa o bloqueio (figura a seguir).
07 - Idem 06, com ataque à esquerda do corpo do bloqueador.
08 - Idem 07, com o ataque à direita do corpo do bloqueador.
09 - Agora, o treinador/colaborador alça a bola para ele mesmo, faz um movimento do tronco para indicar a direção em que vai atacar e ataca, aleatoriamente, ao centro, à esquerda e à direita do bloqueador. Este, olhando fixamente para os movimentos do treinador/colaborador, aguarda o momento exato para fazer o bloqueio.
10 - Idem 09, com a plataforma do treinador/colaborador mais afastada da rede (cerca de 2 metros). O bloqueador tem que aguardar bastante (tempo de bloqueio) e executar o bloqueio, antes da bola passar sobre a rede.