Respostas

2014-07-23T20:44:34-03:00
Bem... na sintaxeo Adjunto Adnominal, pertence a classe dos Termos Acessórios de uma Oração, e eles só podem pertencer a 5 classe gramaticais: adjetivo, locução adjetiva, pronome, preposição e artigo. Em geral eles são os termos que giram em tornou do Núcleo (substantivo, palavra mais importante semanticamente), ou seja, ele acompanha e se direciona o núcleo, já o Complemento Nominal, é um Termo Integrante da oração, cuja função é completar o sentido de um nome (substantivo, adjetivo, advérbio). O complemento sempre deve vim com uma preposição e logo depois de um nome, completando semanticamente seu sentido, diferente do Adjunto Adnominal que só irá acompanhar e se referir ao Núcleo! Entende? Espero ter ajudado :D
2014-07-23T21:56:10-03:00
O COMPLEMENTO NOMINAL EQUIVALE A UM COMPLEMENTO VERBAL, SÓ QUE O NOMINAL VEM COMPLEMENTANDO UM VERBO E O NOMINAL COMPLEMENTA UM NOME.
O COMPLEMENTO NOMINAL SE ASSEMELHA A UM OBJETO DIRETO, SÓ QUE O OBJETO VEM COMPLEMENTANDO O VERBO. EX: MARIA NECESSITA (verbo) DE AJUDA - DE AJUDA É COMPLEMENTO DO VERBO NECESSITAR, PORTANTO OBJETO INDIRETO.
OBSERVE: MARIA TEM NECESSIDADE (substantivo) DE AJUDA - NESSE CASO DE AJUDA VEM COMPLEMENTANDO O SENTIDO DO NOME NECESSIDADE, PORTANTO COMPLEMENTO NOMINAL.
O ADJUNTO É TUDO QUE SOBRA, NO CASO: MARIA TEM NECESSIDADE DE AJUDA, O ADJUNTO ADNOMINAL É O (DE)