(mackenzie sp) um corpo de massa m2 está num plano inclinado ligado por uma corda flexível, inextensivel e sem peso a um corpo de massa m1. A corda passa por uma roldana sem peso e sem atrito. O coeficiente de atrito entre m2 e o plano é 0,2 e a massa m2 vale 4 vezes a massa m1.(dados: g=10m/s^2,sen de téta=0,6,cos de téta=0,8 téta é o ângulo de inclinação com a horizontal)
A) o sistema permanecerá em repouso ou entrará em movimento? Explique
B) se houver movimento, que sentido terá a aceleração de m1 e qual será o seu valor?

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-07-23T22:28:14-03:00
Senθ = 0,6
cos
θ=0,8
g= 10 m / s ²
m2=4m1
μ=0,2
~~> m2 está sobre o plano inclinado..

Se houver força resultante ou aceleração, ele não está em repouso.

Fr=ma
10m2 - T = m2.a
T=10m2-m2a
T=m2(10-a)

Fr=ma
T-10m1=m1.a
T=m1(10+a)
T=0,25m2(10+a)

T=T

0,25.m2.(10+a)=m2(10-a)
2,5+0,25.a=10-a
1,25a=7,5
a= 6 m / s ²

~~ Não está em repouso.
~~ A aceleração de m1 será para cima no mesmo sentido da tração.


4 3 4
  • Usuário do Brainly
2014-07-23T23:42:51-03:00
A - Estará em movimento, porque a força é resultante.
B - há movimento,seu sentido é para cima e seu valor é 6 m/s² .

Espero ter ajudado ! Bons Estudos ;-)